domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
HomeSaúdePrefeitura de Manaus leva serviços gratuitos para mulheres indígenas na zona Leste

Prefeitura de Manaus leva serviços gratuitos para mulheres indígenas na zona Leste

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta segunda-feira, 25/11, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), levou a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher até o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, para realizar uma ação de serviços gratuitos para as famílias da comunidade da Fé 3.

Com o apoio da associação de moradores Kokama da Aldeia Sumaúma Vermelha, foram oferecidos à população serviços de orientação jurídica, atendimento psicossocial, emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento e Cadastro Único.

“Garantir o acesso a esses serviços para as mulheres da comunidade, que muitas vezes se encontram em situação de vulnerabilidade, significa proporcionar meios para o desenvolvimento de sua autonomia e o fim de um possível ciclo de violência caso alguma delas esteja passando por isso”, destacou a diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Semasc, Marley Santos.

De acordo com Maria Ione Alves, cacique da associação, a iniciativa promove uma praticidade logística fundamental para as famílias da comunidade, que muitas vezes não possuem recursos ou informação para buscar seus direitos.

“Temos muitas famílias que precisam de serviços como a emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, por exemplo, mas que não têm dinheiro ou que simplesmente não sabem aonde ir. Ter uma ação assim, perto de nossas casas, é algo que faz a diferença na vida de quem precisa”, afirmou.

A dona de casa Luzinete Oliveira, 48, aproveitou a oportunidade para realizar a inserção no Cadastro Único e elogiou a iniciativa. “Pertinho assim, tudo fica mais fácil mesmo”, disse.

Cronograma da unidade móvel

A ação realizada faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pela gestão municipal, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

As próximas paradas da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher estão programadas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alfredo Nascimento, na zona Norte, nesta quarta-feira, 27/11, e no Centro Pastoral João Paulo 2, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, na quinta-feira, 28/11.

Fotos – Diego Lima/Semasc

CONFIRA TAMBÉM:
- Publicidade -spot_img

MAIS POPULARES HOJE